Planejando
o uso de Projetos Didáticos
Alunas: Márcia Marize e Salione Benevides
1. O que
significa trabalhar com projetos didáticos?
Significa dar aos
alunos a oportunidade de aprender a fazer planejamentos com o propósito de
transformar uma ideia em realidade.
2. Por
que trabalhar com projetos nas aulas com informática?
Porque
instiga a aprendizagem e leva informação atual e segura a todos, que participam
da vida escolar, colocando o mundo como espaço de aprendizagem.
3. O tema
de um projeto é escolhido pelos alunos, pelo professor ou coletivamente?
A
escolha dos temas e conteúdos específicos a serem trabalhados
e de responsabilidade de todos e deve ser pensado de forma a contemplar
a realidade do educando, a sua cultura e remete a uma reflexão sobre cidadania
gerando ações de invenção social possíveis de SEREM viabilizados.
4. Um
projeto didático precisa ser interdisciplinar?
Não.
Um projeto focado em apenas uma área tem grande valor, já que permite um
mergulho mais profundo no conteúdo trabalhado.
5. Como é
feita a avaliação do que os alunos aprendem com o projeto pedagógico?
De
forma processual, contínua e diagnóstica.
6. Como
vencer a resistência dos professores que só acreditam em aulas expositivas e
dão pouco crédito ao planejamento, discussão e execução coletiva de um projeto?
Os
docentes, que estão trabalhando com projetos de aprendizagem, atentos aos
colegas resistentes na tradição, podem, aos poucos, sensibilizá-los, assim como
a equipe administrativa,comunicar apenas as experiências inovadoras não é
suficiente. Será preciso convidá-los para acompanhar e participar das
avaliações reafirmando a importância da parceria.
7. Qual o
papel do gestor e coordenador pedagógico na realização de projetos na escola?
É
fundamental que a equipe gestora da instituição seja parceira, se proponha a
acompanhar o processo e avaliar os resultados. A realização de ações conjuntas
e coordenadas entre direção, orientação, supervisão e docentes fortalece e
enriquece a mudança e auxilia na sensibilização da comunidade e da
família.
PROJETO COM
INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS
ALUNAS:
Mácia Marize e salione Benevides
SÉRIE(S)
ENVOLVIDA(S):
2º e 3º ano do ensino fundamental.
TEMA: O uso de
fábulas, e a mídia no processo de ensino aprendizagem.
PROBLEMA
:
Como desenvolver um trabalho de percepção, leitura e memorização em uma mesma
linguagem tecnológica?
JUSTIFICATIVA: Este projeto
tem como objetivo Desenvolver a percepção visual e auditiva, a leitura,
memorização, convivência em grupo, a inter-relação de pensamentos, ideias e
conceitos, a utilização das linguagens e da informática por meio da leitura de
expressões e comunicação
OBJETIVO
GERAL:
Desenvolver nos alunos a a percepção, a leitura e memorização com o uso da
tecnologia.
OBJETIVO
ESPECÍFICO:
Que os alunos venham a entender o ensino aprendizagem da leitura através do uso
da fábula e a
mídia digital.
Fazer com que
os alunos percebam a importância da mídia digital
METODOLOGIA: Está baseada
na construção de estratégias para se desenvolver em sala de aula e na sala de
informática onde os professores acessarão sites educativos, onde irá conhecer
várias fábulas, assim poderão analisar quais fábulas poderá ser utilizada em
sala de aula, essa dinâmica será individual conforme a disponibilidade do
professor. Será traçada estratégias e cronogramas para que os alunos possam ter
acesso às fábulas através das mídias digitais, onde os mesmos poderão ler
textos (fábulas), ver fotos, vídeos e atividades. Finalizando o projeto o
professor fará exposição na sala de aula ou na escola (a definir) com contos de
fábulas pesquisadas na sala de informática para isso serão utilizados recursos
tecnológicos.
CRONOGRAMA: 4 semanas
DISCIPLINAS
ENVOLVIDAS: Língua
portuguesa, artes, história, mídias digitais.
RECURSOS: Computador,
TVs, DVD, aparelho de som, internet, projetor multimídia.
AVALIAÇÃO: A realização é feita de forma
continua e diagnóstica. Será realizada através dos critérios de: Participação,
confecções sugeridas, reescrita de texto e também da criação de fábulas. No
intuito de garantir um bom acompanhamento, no processo ensino aprendizagem,
haverá registros das atividades desenvolvidas, através de listas de
presença, além de avaliar o
comportamento e participação dos alunos no decorrer das aulas respeitando o
conteúdo programático do professor envolvido.
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