sexta-feira, 19 de abril de 2013

Planejando o uso de Projetos Didáticos
Alunas: Márcia Marize e Salione Benevides
1. O que significa trabalhar com projetos didáticos?
Significa dar aos alunos a oportunidade de aprender a fazer planejamentos com o propósito de transformar uma ideia em realidade.
2. Por que trabalhar com projetos nas aulas com informática?
 
Porque instiga a aprendizagem e leva informação atual e segura a todos, que participam da vida escolar, colocando o mundo como espaço de aprendizagem.
3. O tema de um projeto é escolhido pelos alunos, pelo professor ou coletivamente?
A escolha dos temas e conteúdos específicos a serem  trabalhados  e de responsabilidade de todos e deve ser pensado de forma a contemplar a realidade do educando, a sua cultura e remete a uma reflexão sobre cidadania gerando ações de invenção social possíveis de SEREM viabilizados. 
4. Um projeto didático precisa ser interdisciplinar?
Não. Um projeto focado em apenas uma área tem grande valor, já que permite um mergulho mais profundo no conteúdo trabalhado.
5. Como é feita a avaliação do que os alunos aprendem com o projeto pedagógico?
De forma processual, contínua e diagnóstica.
6. Como vencer a resistência dos professores que só acreditam em aulas expositivas e dão pouco crédito ao planejamento, discussão e execução coletiva de um projeto?
Os docentes, que estão trabalhando com projetos de aprendizagem, atentos aos colegas resistentes na tradição, podem, aos poucos, sensibilizá-los, assim como a equipe administrativa,comunicar apenas as experiências inovadoras não é suficiente. Será preciso convidá-los para acompanhar e participar das avaliações reafirmando a importância da parceria.
7. Qual o papel do gestor e coordenador pedagógico na realização de projetos na escola?
É fundamental que a equipe gestora da instituição seja parceira, se proponha a acompanhar o processo e avaliar os resultados. A realização de ações conjuntas e coordenadas entre direção, orientação, supervisão e docentes fortalece e enriquece a mudança e auxilia na sensibilização da comunidade e da família.  
 
PROJETO COM INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS
ALUNAS: Mácia Marize e salione Benevides
SÉRIE(S) ENVOLVIDA(S): 2º e 3º ano do ensino fundamental.
TEMA: O uso de fábulas, e a mídia no processo de ensino aprendizagem.
PROBLEMA : Como desenvolver um trabalho de percepção, leitura e memorização em uma mesma linguagem tecnológica?
JUSTIFICATIVA: Este projeto tem como objetivo Desenvolver a percepção visual e auditiva, a leitura, memorização, convivência em grupo, a inter-relação de pensamentos, ideias e conceitos, a utilização das linguagens e da informática por meio da leitura de expressões e comunicação
OBJETIVO GERAL: Desenvolver nos alunos a a percepção, a leitura e memorização com o uso da tecnologia.
OBJETIVO ESPECÍFICO: Que os alunos venham a entender o ensino aprendizagem da leitura através do uso da fábula e a                            mídia digital.
Fazer com que os alunos percebam a importância da mídia digital
METODOLOGIA: Está baseada na construção de estratégias para se desenvolver em sala de aula e na sala de informática onde os professores acessarão sites educativos, onde irá conhecer várias fábulas, assim poderão analisar quais fábulas poderá ser utilizada em sala de aula, essa dinâmica será individual conforme a disponibilidade do professor. Será traçada estratégias e cronogramas para que os alunos possam ter acesso às fábulas através das mídias digitais, onde os mesmos poderão ler textos (fábulas), ver fotos, vídeos e atividades. Finalizando o projeto o professor fará exposição na sala de aula ou na escola (a definir) com contos de fábulas pesquisadas na sala de informática para isso serão utilizados recursos tecnológicos.
CRONOGRAMA: 4 semanas
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Língua portuguesa, artes, história, mídias digitais.
RECURSOS: Computador, TVs, DVD, aparelho de som, internet, projetor multimídia.
 AVALIAÇÃO: A realização é feita de forma continua e diagnóstica. Será realizada através dos critérios de: Participação, confecções sugeridas, reescrita de texto e também da criação de fábulas. No intuito de garantir um bom acompanhamento, no processo ensino aprendizagem, haverá registros das atividades desenvolvidas, através de listas de presença,  além de avaliar o comportamento e participação dos alunos no decorrer das aulas respeitando o conteúdo programático do professor envolvido.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário